.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DER sedia curso inédito para melhorar qualidade do asfalto

17/10/2012 -21h20min  Bela  Vista  Noticias
Imagem
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com o Senai e o Instituto Pavimentar, promove em Curitiba, o curso Aperfeiçoamento em laboratório de concreto asfáltico. É o primeiro evento do gênero no país, que tem como objetivo melhorar a qualidade do produto usado no Brasil. 
O evento acontece no Laboratório de Asfalto do DER, no bairro Tarumã e é dirigido a profissionais ligados à área de pavimentação.
Um dos parceiros, o Instituto Pavimentar, é vinculado à Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto. Nos últimos anos, a Associação identificou queda na qualidade do concreto asfáltico e, por isso, criou o instituto para promover a melhoria do produto no país. 
“O curso no Laboratório do DER é um projeto piloto e tem agenda também para ser ministrado em Porto Alegre e Minas Gerais. O curso é um “sucesso absoluto”, disse o coordenador da coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento da diretoria técnica do DER, Rui Cezar de Quadros Assad. Segundo ele, quanto mais profissionais tiverem conhecimento de procedimentos para se obter um asfalto de melhor qualidade, maior será o benefício para o Estado e para a sociedade. 
Para participar, os ‘alunos’ comprovaram experiências anteriores, no mínimo de um ano, em laboratório de misturas asfálticas, adquiridas no trabalho ou em outros meios informais, além de terem concluído o ensino fundamental. 
Ao longo do curso, eles aprenderão a dosar o controle tecnológico da mistura asfáltica, usinada e compactada, cumprindo os requisitos do sistema de qualidade e normas técnicas, de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental.
Quatro servidores do DER participam do curso que acontece nesta semana, através de convênio com o Senai, que é o órgão encarregado de ministrar as aulas. Segundo Assad, no próximo ano acontecerá um curso para topógrafos.
Redação  Bela  Vista Noticias
GN

Tribunal de Justiça condena consumidor a indenizar a Copel

17/10/2012 - 21h16 min        Bela  Vista  Noticias
Imagem
O Tribunal de Justiça do Paraná, por sua 11a Câmara Cível, acolheu um recurso da Copel e condenou um consumidor da cidade de Barracão, na região sudoeste do Estado, a indenizar a concessionária pela eletricidade utilizada e não paga devido a um procedimento irregular no sistema de medição de consumo. 
A decisão, proferida por unanimidade pelos desembargadores daquela corte, condenou o cliente ao pagamento de R$ 2.731,63 à Copel – valor estimado do consumo havido e não medido – mais 20% sobre o valor da condenação a título de honorários. Essa decisão modificou na íntegra a sentença de primeira instância, proferida pela Vara Única de Barracão, que havia julgado em favor do consumidor uma ação de sua autoria onde pleiteava receber indenização da Copel por danos morais, cumulada com ação declaratória de inexistência de débito. 
PROVAS - No entendimento do juiz relator do recurso de apelação interposto pela Copel, desembargador Augusto Lopes Côrtes, havia no processo provas suficientes de ter sido praticada uma irregularidade no medidor de consumo de eletricidade, consistente na queima da bobina, apurada em procedimento administrativo de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 
No seu voto, o magistrado também consignou que, mesmo que o consumidor não tenha sido o responsável pelo procedimento irregular, dele se beneficiou com considerável redução no consumo faturado de energia. “O conjunto probatório trazido pela concessionária é contundente a demonstrar que ocorreu violação no medidor de energia elétrica da unidade consumidora do apelado, devendo, para tanto, ser ele responsável pela irregularidade, na medida em que se beneficiou à evidencia da adulteração havida.” 
VIGILÂNCIA - A Copel alerta aos seus consumidores de que dispõe de rotinas e mecanismos capazes de detectar possíveis fraudes ou manipulação no sistema de medição de consumo. Além de inspeções técnicas, que são realizadas periodicamente, a empresa se vale do histórico de consumo da unidade para acompanhar eventuais e repentinas variações nos níveis de consumo. A empresa também utiliza equipamentos capazes de detectar irregularidades ou desvios praticados na fiação ou nos medidores e, ainda, com a vigilância de outros consumidores que não concordam com a prática do crime. 
A Companhia possui evidências da existência de quadrilhas especializadas em fraudar sistemas e equipamentos de medição do consumo de energia elétrica, que agem ciclicamente em diferentes regiões do Estado. Ao público, a Copel recomenda que não aceite e denuncie à polícia o oferecimento, por estranhos, de serviços para reduzir como passe de mágica o consumo e o valor da conta de luz. 
Os consumidores que acabam contratando os préstimos de fraudadores invariavelmente desconhecem os métodos irregulares, ilegais e criminosos utilizados por eles, acreditando tratar-se de um serviço técnico especializado e lícito. Só que perante a Lei, o fato de desconhecer o ato ilícito praticado não absolve o consumidor de ser por ele responsabilizado. Uma vez constatada a fraude, o consumidor é chamado a pagar integralmente o valor estimado pela Copel por conta da eletricidade desviada, além de outros encargos previstos pela legislação. 
Paralelamente à ação de cobrança, os responsáveis e outros envolvidos na ocorrência – tanto os seus autores quanto os beneficiários – podem responder a inquérito policial e serem indiciados pelos crimes de fraude e furto de energia, conforme prevêem os artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Redação   Bela   Vista  Noticias
GN

Motorista é assassinado por disparos de espingarda

17/10/2012 - 21h11min          Bela  Vista  Noticias
Imagem
O motorista de um ônibus que transportava acadêmicos foi vítima de homicídio nesta terça-feira (16/10), em Saudade do Iguaçu. O crime foi registrado na comunidade de Linha Bom Jesus, Assentamento Nova Fartura, por volta das 23h30. 

A vítima, João Ferreira Camargo, 41 anos, popular “João Mamangava”, foi atingido por disparos de arma de fogo enquanto dirigia. Devido aos ferimentos, o mesmo perdeu o controle da direção do coletivo, que saiu da pista, porém nenhum acadêmico se feriu. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu ao dar entrada no hospital AP- Saúde, em Chopinzinho. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco. 

De acordo com o soldado Gilberto Dalmaso, da Polícia Militar de Saudade do Iguaçu, o crime foi praticado por dois homens encapuzados. Depois de atirar contra o motorista, ambos fugiram e não foram localizados. 

Ocupantes do ônibus contaram que ouviram o barulho de um veículo nas proximidades, mas nada foi avistado. Os tiros contra o motorista, atingido no tórax, foram disparados de duas armas, uma espingarda calibre 12 e um revólver, cujo calibre não foi identificado. 

A Polícia Civil de Chopinzinho foi acionada e realizou levantamento de dados que devem auxiliar nas investigações. Os motivos do crime são desconhecidos e não há suspeitos, segundo a polícia.
Redação  Bela  Vista  Noticias
GN

Menino de 15 anos expõe obras no Centro de Artes

17/10/2012 - 21h07min        Bela   Vista   Noticias

Exposição vai até o dia 30 de outubro Menino de 15 anos expõe obras no Centro de Artes

Por: Caio Budel
Jonathan Lopes Sprada está apresentando pela segunda vez uma exposição no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro em Guarapuava. Desta vez, o tema é “Egito e a busca pela imortalidade”, onde ele expõe cerca de 150 obras de sua própria autoria, focado no processo de mumificação e em outros ramos da história do Egito.
Jonathan, que está no segundo ano do ensino médio, conta que seu interesse pelo Egito surgiu aos 4 anos. Aos 8, começou a se aprofundar no tema na produção de réplicas. “O meu interesse pelo Egito foi espontâneo. Meus pais até ficaram assustados pensando no porque desse meu gosto”, conta.
Depois da exposição no Centro de Artes em Guarapuava, Jonathan pretende levar suas obras para amostra em faculdades.
O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, funciona das 8 às 11:30 horas e das 13 às 18 horas, e está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, centro.
Redação  Bela  Vista Noticas
RSN 

Horário de verão divide opiniões de guarapuavanos

17/10/2012 - 21h04min                  Bela   Vista Noticias

Mudança nos relógios irá até dia 17 fevereiro de 2013.


Por: Caio Budel

O horário de verão, quando os brasileiros devem adiantar os relógios em uma hora, começa no próximo dia 21 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Terezinha Fátima Brito, recepcionista, não gosta da mudança no horário. “Da impressão que a gente tem que levantar mais cedo”, conta.
 Patrícia Siqueira, publicitária, por sua vez, aprova a mudança. “É bom porque parece que o dia rende mais, que ele tem mais horas úteis”, explica.
 Letícia Ferrari, estudante, e Márcio Carneiro, comerciante, também não aprovam o novo horário. “A gente levanta para ir para a faculdade e ainda está de noite, parece até que a gente dorme menos”, conta Letícia.

 Redação  Bela Vista  Noticias

RSN

Hello there!

Lomadee

Bela

Bela